11 de setembro de 2015

Reportagem Valpaços 2015 Nacional Iniciados Mx - Luis Outeiro Mais Forte Que A Concorrência


Nove pilotos deslocaram-se até à localidade transmontana de Valpaços para a realização da oitava e derradeira corrida do ano, encontrando-se ainda por definir várias posições de relevo. Depois de obter o título antecipadamente na ronda anterior Bruno Charrua decidiu não marcar presença, mas o espetáculo estava sempre garantido pois Luis Outeiro, Ricardo Rocha Jr. e Abel Carreiro mantinham-se em acesa disputa pelos lugares imediatos.

Como aconteceu ao longo de todo o ano a parte da manhã é reservada para a sessão de treinos e para a manga de qualificação ficando desde logo a sensação que não seria fácil desalojar Outeiro do primeiro posto já que ele foi o grande dominador das duas sessões. Se nos treinos cronometrados Abel Carreiro foi o segundo melhor, na qualificação foi diferente pois um mau início de corrida deixava o açoriano um pouco atrasado deixando Ricardo Rocha Jr. à vontade no segundo posto que foi sempre seu até ao mostrar da bandeira de xadrez, ficando Eduardo Santos no posto seguinte e só depois então é que surgia Carreiro.

A primeira manga de corrida tornou-se uma réplica da manhã de domingo com Luis Outeiro a tomar conta das operações logo na primeira volta ganhando distância aos seus oponentes gradualmente concluindo a primeira ida à pista de forma completamente descansado. Bem diferente foi a luta pelo segundo posto já que Ricardo Rocha Jr. e Abel Carreiro andaram sempre juntos na tentativa de obter mais pontos para ficarem melhor colocados no Campeonato, no entanto era notória a dificuldade e a falta de à vontade do piloto açoriano nos maiores saltos do circuito optando assim por não correr riscos e contentado-se com o terceiro posto atrás de Rocha Jr. Também envolvidos numa luta bonita de se seguir andaram Hugo Dias e Frederico Rocha durante todo o tempo de prova apesar de não existirem trocas de posição entre si, tendo estes tido ainda a companhia de Eduardo Santos na fase inicial de corrida. No entanto o ex-piloto de Qx não conseguiu acompanhar o ritmo de quem seguia à sua frente terminando assim na sexta posição, deixando atrás de si Pedro Rino e Rúben Ferreira nos postos imediatos. Ferreira ainda conseguiu andar em sétimo durante as primeiras três voltas mas era notória a falta de ritmo devido a ausência prolongada por lesão acabando por sucumbir às investidas da concorrência, relegando ainda assim Tomás Salema para o nono posto que completava a tabela classificativa.

Sem adversário à altura presente Luis Outeiro voltou a "passear" pelo Crossódromo do Cabeço na segunda manga pois instalou-se na liderança desde o cair da grelha de partida, ganhando avanço volta após volta para os seus adversários até que viu, finalmente, a tão ambicionada bandeira axadrezada. Também mais relaxado andou Abel Carreiro que capitalizou da melhor forma o bom arranque realizado rodando na vice liderança todo o tempo de corrida e deixando os oponentes para trás à medida que o tempo se esgotava. Falar em oponentes no plural será realmente o termo adequado já que na perseguição vinham quatro lutadores a tentar amealhar mais pontos para subir na classificação, não chegando no entanto a haver trocas de posição entre si. Ricardo Rocha Jr. foi quem se saiu melhor deste quarteto ao ser terceiro todo o tempo apesar de acossado pelos perseguidor mais direto que neste caso foi Hugo Dias que assim repetia a prestação da primeira manga. Melhor esteve Eduardo Santos que procurava redimir-se da prestação menos conseguida da corrida inaugural, trazendo atrás de si Frederico Rocha. No entanto o piloto da Honda sofreu uma queda próximo do final que o fez perder imenso tempo, entregando de bandeja o sexto lugar a Pedro Rino que vinha rodando completamente sozinho. Também a aproveitar o desaire de Rocha esteve Rúben Ferreira que depois de uma corrida solitária conseguiu ser o sétimo colocado na frente de Tomás Salema que também subiu na tabela devido ao erro do adversário. Depois de retomar a marcha Rocha ainda procurar recuperar algum do tempo perdido mas já era tarde e teria assim de se contentar com a nona colocação.

No final do dia foi sem grandes surpresas que vimos Luis Outeiro a ocupar o lugar mais alto do pódio logo seguido em igualdade pontual por Abel Carreiro e Ricardo Rocha Jr.. No que ao Campeonato diz respeito Bruno Charrua foi o grande vencedor, título obtido na ronda anterior, cabendo a Luis Outeiro o segundo posto após a corrida perfeita realizada em Valpaços. No entanto a luta era de tal forma intensa que o piloto da Honda deixou o terceiro colocado Ricardo Rocha Jr a somente três pontos de distância e Abel Carreiro a onze.

Terminado mais este evento era tempo de descansar e restabelecer forças para as provas que ainda faltam realizar para os demais troféus realizados no nosso país. O Nacional Iniciados Mx terminou assim da melhor forma com belas corridas que mantiveram o muito público presente preso ao espetáculo, aguardando agora por 2016 para ver o que este Campeonato nos trará de novo.
Fontes: http://www.penta-control.com/site/index.php/noticias/265-reportagem-valpacos-2015-nacional-iniciados-mx-luis-outeiro-mais-forte-que-a-concorrencia

Sem comentários :

Enviar um comentário