11 de setembro de 2015

Encontro Internacional da castanha


Vila Pouca de Aguiar e Valpaços acolhem até sábado, dia 12, vários eventos nacionais e internacionais em torno do setor da castanha. Este conjunto de iniciativas traduz-se na realização do II Simpósio Nacional da Castanha, do VI Encontro Europeu da Castanha e da I Logística da Castanha.

Na sessão de abertura do II Simpósio Nacional da Castanha, dissertaram os representantes dos Municípios de Vila Pouca de Aguiar e Valpaços, Alberto Machado e António Medeiros, respetivamente, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança, Fontainhas Fernandes e Albino Bento, e da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal e da Refcast – Associação Portuguesa da Castanha, Manuel Soares e José Laranjo.

A necessidade de mais investigação na fileira da castanha e a importância que o setor acarreta para as economias locais foram evidenciadas pelos intervenientes que abriram este segundo simpósio que acolhe 150 participantes e que já rececionou 26 trabalhos associados à fileira da castanha.

Neste simpósio, após uma conferência dedicada ao setor, realizam-se três sessões, designadamente biologia, fisiologia e genética; maneio e patologia do castanheiro; economia, marketing, colheita e processamento de castanha. Para mais informações, http://www.eurochestnut.com.

Fontes: http://diarioatual.com/?p=224342

Sem comentários :

Enviar um comentário