4 de março de 2017

Animação nas ruas para comemorar Carnaval juntou centenas de foliões

A tradição ainda é o que era no concelho valpacense. Mais uma vez, o desfile de Carnaval dos mais novos saiu à rua na sexta-feira que antecede o dia de Entrudo e em Vilarandelo houve festa que se prolongou por quatro dias.

Havia disfarces para todos os gostos no grandioso Desfile de Carnaval das Escolas, que saiu à rua na passada sexta-feira, 24 de Fevereiro, de manhã, percorrendo as principais ruas da cidade.

O ritmo carnavalesco foi garantido, uma vez mais, pelos centenas de participantes e pessoas que encheram o centro da cidade, aguardando em pontos estratégicos.

Este ano, desfilaram as crianças das creches, dos jardins-de-infância, do ensino público e privado do concelho, do Agrupamento de Escolas de Valpaços e comunidade educativa, acompanhadas de professores, educadoras, auxiliares e animadoras. Mas os mais velhos também mostraram que ainda brincam ao Carnaval com a participação do Projecto Afectos, da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, do Centro Social e Paroquial de Vassal, da Associação de Solidariedade Social São Pedro de Sanfins, acompanhados dos utentes da APPACDM – Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental – de Valpaços.

Os disfarces, elaborados por alunos, professores e auxiliares surpreenderam pela criatividade e colorido, pondo em prática conhecimentos adquiridos ao longo do ano. Ponto de passagem obrigatório são os Paços do Concelho, onde o executivo municipal, liderado por Amílcar Almeida, espera o cortejo para cumprimentar quem mantém viva a tradição.

O evento teve, como é hábito, o apoio da Câmara Municipal de Valpaços e da Guarda Nacional Republicana que garantiu a segurança durante o percurso controlando o trânsito e permitindo a passagem do corso carnavalesco.

Carnaval do Toninho juntou muitos foliões

O original Carnaval de Vilarandelo cumpriu, uma vez mais, a tradição, tendo o programa levado a animação àquela vila do concelho valpacense durante quatro dias.

O ponto alto dos festejos, e aquele que concentrou centenas de foliões, foi o desfile da Terça-feira de Carnaval, 28 de Fevereiro, onde os participantes deram asas à imaginação, e com paródia comentaram alguns dos maiores acontecimentos ocorridos em Portugal e no resto do mundo durante o ano de 2016.

Apesar da ameaça de chuva, as gentes do concelho acorreram em massa, sobretudo, ao Largo do Toural para ver passar os grupos de bombos, caretos, miúdos e graúdos, e, claro está, o Porco Toninho, a sua companheira e os “alunos” da escolinha.

Da parte da autarquia marcou presença a Vereadora da Educação, Cultura e Desporto, Teresa Pavão, e o vice-presidente, António Medeiros, que referiu que “as iniciativas que unem as pessoas num projecto só, de forma voluntária, em prol da localidade onde vivem e da tradição, merecem ser apoiadas, por instituições e população”.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=8666

Sem comentários :

Enviar um comentário