4 de março de 2017

81º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Valpaços


Comemorou-se no passado domingo, 26 de Fevereiro, o 81º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Valpaços. O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro.

O programa teve início com a formatura no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Valpaços, onde estiveram presentes vários responsáveis de entidades e instituições locais, distritais e nacionais, e membros da família dos soldados da paz valpacenses.

Seguiu-se depois a sessão solene com a atribuição de medalhas a quem tem ajudado a corporação, tendo usado da palavra o Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Valpaços, Amílcar Mesquita, a Presidente da Assembleia-Geral, Conceição Morais, o Comandante em funções, Luís Nogueira, o Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Vila Real, José Alexandre Pinheiro, o Segundo Comandante Distrital Operacional de Vila Real, Borges Machado, e o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, José Miranda.

Da parte da autarquia valpacense esteve presente nas comemorações do 81.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Valpaços o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, e o Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Tavares.

Por proposta da Direcção dos bombeiros valpacenses, a Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu ao Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, “como forma de reconhecimento pela prática de serviços distintos que contribuíram, com notável evidência para o engrandecimento e prestígio da corporação e pelo apoio institucional, técnico, humano e financeiro, sem o qual seria inviável a execução do plano de actividades anualmente estabelecido pela Direcção”.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços realçou a importância de garantir a sustentabilidade económico-financeira da Corporação, que é de extrema importância para a população.

O edil deixou palavras de reconhecimento e de homenagem a todas as mulheres e homens que integram a corporação, manifestando total disponibilidade para colaborar com os seus dirigentes, de forma a que, em conjunto, se superem as dificuldades, como é o caso do quartel, que necessita ser reabilitado. “Problemas, dificuldades e desafios dos bombeiros são também nossos”, referiu Amílcar Almeida.

Após a cerimónia, convidados e bombeiros rumaram à igreja matriz para assistirem à Eucaristia presidida pelo Padre Leonel Reis.

Seguidamente rumaram ao cemitério para o momento dedicado a homenagear os Bombeiros que pertenceram à corporação já falecidos.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=8686

Sem comentários :

Enviar um comentário