20 de dezembro de 2016

Santa Casa da Misericórdia de Valpaços com 800 utentes e sem passivo



No dia 10 de Dezembro, a Misericórdia de Valpaços celebrou com pompa e circunstância os seus 70 anos.

Depois da Missa celebrada na Igreja, presidida pelo pároco, o Pe. Leonel, como delegado do Sr. Bispo que justificou a sua ausência, decorreu a bênção de um autocarro com 34 lugares, a qual se seguiu a inauguração das novas instalações da Sede da Provedoria, junto da Câmara, recuperando assim um edifício antigo que havia no local.

Num auditório de 200 lugares decorreu a sessão solene presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr Manuel Delgado e ladeado pelo Presidente da Câmara, Dr Amílcar Almeida, pelo Provedor, Prof Altamiro Claro, Dr José Rabaça, em nome da União das Misericórdias e Dr Teté Pereira, presidente da Assembleia da Misericórdia.

Todos falaram enaltecendo a Misericórdia que está bem estruturada, como referiram todos eles.

Presentes também os deputados da Assembleia da República, em nome da nossa região, o Dr. Silva Peneda, na categoria de Presidente da Assembleia da União das Misericórdias, o Dr. António Pimenta Marinho, presidente da ARS, o Diretor da Segurança Social, Dr José Rebelo e a Engª Raquel Reis da Segurança Social.
O Provedor, Prof. Altamiro, esclareceu a assembleia sobre o progresso da Santa Casa. Tem 9 estruturas residenciais, algumas construídas ultimamente, como o Lar Abílio Mourão, a Provedoria e o Lar de Lebução; além das várias estruturas da cidade de Valpaços, está ainda espalhada por Carrazedo, Argeriz, Friões, Santiago e Lebução. É neste momento a maior empregadora do concelho, com 800 utentes, entre idosos e crianças, com 227 funcionários e com boa saúde financeira, apesar de ter ainda duas estruturas sem acordo.
Câmara, Misericórdia, ARS e o Secretário de Estado da Saúde assinaram um acordo no sentido de porem a funcionar, a curto prazo, o Hospital de Valpaços e os Cuidados Continuados para 20 camas.

Seguidamente, foram agraciados com uma medalha de grau ouro todos os antigos provedores, entre os quais o Eugénio Morais que esteve 27 anos como provedor e foi muito aplaudido por todos. É de salientar que, no ano passado, lhe descerraram um busto de gratidão no jardim do Lar de S. José; também o Prof. José Ribeirinha e o P. Manuel Torrão Mesquita que só esteve 3 meses como provedor em 1954, uma vez que deixou a paróquia de Valpaços por ter sido nomeado pároco de Chaves: recebeu a medalha o seu sobrinho Engº Valdemar Mesquita.

Foi ainda agraciado como grande benemérito o Sr. Abílio Mourão, com 93 anos, que deu o terreno para o Lar que tem o seu nome.

Finalmente, o Dr. José António Soares da Silva, que é secretário da mesa da Misericórdia, fez a apresentação do livro que em 200 páginas descreve o que foi esta Instituição ao longo dos 70 anos.

No salão da Provedoria podem ver-se as fotografias de todos os provedores desta Instituição.

Daí seguiram todos os convidados para Valverde, onde a Misericórdia tem um grande salão para 300 pessoas, numa quinta de vários hectares onde se produz azeite, vinho e outros produtos para a Instituição, como fumeiro e hortaliças.
Está pois de parabéns a Santa Casa de Valpaços e toda a sua Mesa Administrativa tendo à frente o Provedor Altamiro Claro.

O Dr Manuel Delgado, licenciado em Economia, é da nossa terra. Embora natural de Angola, passou a viver com os seus pais na Avenida dos Aliados. Seus avós e tios são naturais de Tinhela, Valpaços. Muito há pois a esperar deste nosso ilustre Transmontano como Secretário de Estado da Saúde.

Pe. Delmino Fontoura
Fontes: http://diarioatual.com/valpacos-santa-casa-da-misericordia-valpacos-800-utentes-sem-passivo/

Sem comentários :

Enviar um comentário