20 de junho de 2016

Valpaços promove Feira dos Anos 50 com cenário da época

O município de Valpaços promove a partir da próxima sexta-feira, dia 24, e até domingo, a Feira dos Anos 50, uma iniciativa que pretende recriar o quotidiano dos anos 50, envolvendo para isso toda a população.

As memórias do passado serão retratadas através de vários figurantes trajados a rigor, onde representarão algumas atividades e ofícios da época.

A feira irá decorrer na zona envolvente da Igreja Matriz de Valpaços e arranca na sexta-feira, a partir das 14h30, com o concerto do Grupo Filoxera e dos Bombos da Régua.

No mesmo local os visitantes poderão encontrar diversas tabernas e tasquinhas com produtos típicos. Também não irão faltar as atividades com que se divertiam as gentes desse período como as corridas de burros, os jogos tradicionais e os passeios de charrete. Em exposição vão estar vários carros antigos e outras relíquias históricas. A animação, como não podia deixar de ser, contará com a atuação dos ranchos folclóricos e das bandas com músicas tradicionais.

O grupo de concertinas Só Tocar junta-se à festa e às 15h30 dá-se início à recreação de uma sala de aulas do Agrupamento de Escolas de Valpaços. A festa dos anos 50 continua com a apresentação de danças tradicionais pela APPACDM de Valpaços. Logo depois, David Costa e Filipe Rafael sobem ao palco ao som das concertinas, terminando a tarde com os Gaiteiros de Pedome.

Depois de jantar, pelas 21h30, as pessoas são convidadas a voltar a sair à rua para assistir à peça de teatro que será apresentada pelo Teatro Filandorra.

No dia seguinte, sábado, os cabeçudos de Vilarandelo e Lebução vão fazer as delícias dos visitantes logo a partir das 9h. O Rancho Folclórico de Santa Valha atua às 15h e durante a tarde os visitantes da feira vão ainda poder participar nos jogos tradicionais organizados pelos Escuteiros de Valpaços e animados pelos Gaiteiros de Vilarandelo.

Na mesma tarde, a partir das 16h30, a animação musical será uma constante com Filipe Rafael na concertina, os Gaiteiros de Pedome e com o grupo musical Farrancho. Pelas 21h, o som das concertinas volta animar a feira, terminando ao som da Banda Musical de Carrazedo de Montenegro.

No domingo, destaque para a corrida de burros que acontece às 15h e para a atuação da Banda Municipal de Valpaços a partir das 18h.

Fontes: http://diarioatual.com/?p=252566

Sem comentários :

Enviar um comentário