14 de dezembro de 2015

PERTO DE MIL IDOSOS PARTICIPARAM NO DIA DO IDOSO DO MUNICÍPIO DE VALPAÇOS

No passado dia 8 de Dezembro, Dia da Imaculada Conceição, o Município de Valpaços proporcionou aos idosos um almoço de convívio, que reuniu quase mil valpacenses.

Um almoço de “Homenagem ao Idoso” foi proporcionado pela Câmara Municipal de Valpaços, numa iniciativa inédita que juntou quase mil idosos de todo o concelho no Pavilhão Multiusos.

O Dia do Idoso do Município de Valpaços começou com a tradicional eucaristia comemorativa, presidida pelo Padre Leonel Reis. As festividades continuaram, e logo após a eucaristia começou a ser servido o almoço tipicamente transmontano, que satisfez o paladar de todos os presentes.

Após o repasto, os idosos tiveram a oportunidade de conviver e demonstrar os seus dotes artísticos, acompanhados musicalmente. Atuou também o Grupo Farrancho, dirigido por Francisco Doutel.

“É com enorme satisfação que promovemos este primeiro convívio aberto a todos os residentes do nosso concelho com idade superior a 65 anos de vida”, começou por dizer o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida na sua intervenção.

Agradecendo a todos os intervenientes da festa, o autarca referiu que “o presente convívio convida à reflexão sobre valores tão nobres perante a terceira idade, como são o respeito, a dignidade, a valorização de experiências e da história da vida das pessoas. Temos a obrigação de manter um olhar atento na protecção e defesa dos idosos. Precisamos de combater os preconceitos e os estigmas frequentemente associados a essa faixa etária, como se se tratassem de seres frágeis ou debilitados. O envelhecimento faz parte da nossa vida. (…) Devemos saber elogiar e homenagear esta franja especial da nossa sociedade, onde a sabedoria e a experiência assumem papel de destaque”.

Amílcar Almeida enumerou, ainda, algumas políticas sociais voltadas para a população idosa que a autarquia tem levado acabo, como sejam o Projecto Afectos (que conta já com 300 participantes), programas de reabilitação e de conforto habitacional, apoio à medicação, o programa “Valpaços Sorridente”, de promoção da autonomia e, ainda, actividades de combate ao isolamento.

De destacar ainda a construção e/ou comparticipação financeira na edificação de vários centros sociais de dia e lares instalados no concelho, sendo algumas dessas infra-estruturas objecto de protocolos com instituições de solidariedade social, que após terem sido custeadas integralmente pela autarquia foram entregues a instituições para utilização, contribuindo para que os idosos valpacenses possam ser sábia e carinhosamente cuidados, devidamente valorizados e respeitados.

“O nosso concelho não pode esquecer-se dos seus idosos. De facto vocês precisam de tão pouco e tudo o que alguém faz, por menos que seja o esforço, vocês sabem agradecer: porque já deram muito à vida, já deram muito ao concelho, já trabalharam muito, merecem que o concelho se lembre de vós. Aproveito para vos desejar Um Santo e Feliz Natal e um Próspero ano de 2016”, rematou o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=7413

Sem comentários :

Enviar um comentário