14 de dezembro de 2015

FORMANDOS PROPORCIONAM ESPECTÁCULO MÁGICO A CRIANÇAS VALPACENSES

Está a ser ministrado em Valpaços o Curso Técnico de Acção Educativa e Curso de Acompanhante de Crianças. A poucas semanas do término dos mesmos, os formandos prepararam um espectáculo para pôr em prática os seus conhecimentos que encantaram quase centena e meia de crianças.

Na passada sexta-feira, dia 4 de Dezembro, subiram ao palco do Centro Cultural Luís Teixeira os formandos dos cursos EFA (Educação e Formação para Adultos) e de nível secundário (NS) que estão a decorrer neste momento em Valpaços.

Pondo em prática diferentes áreas disciplinares como a Expressão Dramática, Expressão Plástica, Actividades Pedagógicas e Expressão Musical, apresentaram-se perante cerca de 150 crianças do ensino pré-escolar de instituições públicas e privadas do concelho, com a História do Coelhinho Branco e Espantalho Enamorado. De realçar que à própria encenação e história foi dado um “toque pessoal” dos formandos porque juntaram música e dança dos bem conhecidos dos mais pequenos Xana Toc Toc e Panda.

Para o sucesso da iniciativa contribuiu igualmente o papel determinante da equipa de formadores, que com dinamismo, dedicação, envolvimento e determinação tornaram o espectáculo mais completo.

O “musical” foi totalmente organizado, desde os cenários à apresentação propriamente dita, pelas duas turmas de formandos, com idades compreendidas entre os 25 e os 60 anos. Uma turma está a frequentar o Curso de Técnico de Acção Educativa, com a duração de 15 meses, outra o Curso de Acompanhante de crianças, com a duração de 18 meses. São cursos dirigidos a pessoas desempregadas, que assim têm oportunidade de concluírem o ensino secundário (12.º ano) com aprendizagem de um curso técnico que lhes confere o grau 4. Frequentam os cursos em horário laboral, promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P., Serviço de Formação Profissional do Alto Tâmega, com o apoio do Município Valpacense.

Trata-se, assim, de mais um projecto que visa dar oportunidade aos agentes locais para obterem a melhor formação na região, criando condições para melhorar a competitividade das empresas com o reforço da qualificação dos recursos humanos.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=7409

Sem comentários :

Enviar um comentário