15 de setembro de 2015

VI ENCONTRO EUROPEU DA CASTANHA TROUXE A VALPAÇOS CENTENAS DE PESSOAS

Valpaços e Vila Pouca de Aguiar acolheram, entre 9 e 12 de Setembro, o II Simpósio Nacional da Castanha, o VI Encontro Europeu da Castanha e a I Logística da Castanha. O Pavilhão Multiusos de Valpaços recebeu a iniciativa na sexta-feira, 11 de Setembro.

O evento que reuniu mais de 300 participantes oriundos de vários países, como Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Hungria, Turquia, que abordaram a castanha nas suas várias vertentes começou na quarta-feira, dia 9, em Vila Pouca de Aguiar.

Na sessão de abertura do II Simpósio Nacional da Castanha, dissertaram os representantes dos Municípios de Vila Pouca de Aguiar e Valpaços, Alberto Machado e António Medeiros, respetivamente, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança, Fontainhas Fernandes e Albino Bento, e da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal e da Ref Cast – Associação Portuguesa da Castanha, Manuel Soares e José Laranjo.

Vários foram os temas abordados ao longo das iniciativas, como a necessidade de mais investigação na fileira da castanha e a importância que o setor acarreta para as economias locais. Realizaram-se, também, sessões, designadamente biologia, fisiologia e genética; maneio e patologia do castanheiro; economia, marketing, colheita e processamento de castanha.

Em Valpaços, a iniciativa teve destaque na sexta-feira, dia 11, quando o auditório do Pavilhão Multiusos se encheu para ouvir falar dos “Programas nacionais de desenvolvimento rural para o castanheiro na UE”. O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços apresentou o concelho na sessão de boas-vindas. Interveio, ainda, após a conferência proferida pelo Eurodeputado Nuno Melo sobre “Produção e Comercialização de castanhas: um sucesso português”. “Serei sempre um timoneiro na defesa dos interesses dos agricultores do nosso concelho. Faça alguma coisa por nós. Já andamos há mais de 10 meses a batalhar para atenuar os prejuízos registados pelos produtores de castanha em 2014”, apelou o autarca.

Os trabalhos continuaram com a visita técnica a soutos na freguesia de Friões, acompanhados pelo Vice-Presidente do Município, António Medeiros, também associado da Ref Cast. Foi também num souto em Serapicos que foi servido o almoço, o que encantou os participantes. Foram ainda visitadas instalações de empresas de sucesso no sector, bem como a Serra da Padrela para a observação da maior mancha contínua de castanheiros da Península Ibérica. A viagem terminou em Carrazedo de Montenegro, onde foi dado o encerramento do VI Encontro Europeu da Castanha, na presença da Ministra da Agricultura, Assunção Cristas.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=6888

Sem comentários :

Enviar um comentário