10 de março de 2015

GNR deteve suspeito de assalto a ourivesaria em Valpaços


A GNR de Vila Real anunciou no domingo passado, 8 de março, a detenção de um homem suspeito do furto por arrombamento de uma ourivesaria no concelho de Valpaços.

O assalto à ourivesaria ocorreu na quarta-feira passada, 4 de março, mas o roubo começou a ser planeado muito tempo antes.

O homem, 31 anos, contatou o proprietário de uma loja em Valpaços, que se encontrava desocupada, com o intuito de a arrendar. O suspeito apenas escolheu essa loja por ser contígua à ourivesaria Videira.

Fez amizade com moradores do prédio e até com o dono desse estabelecimento. Depois disso, o homem avisou os vizinhos das outras lojas de que iria fazer obras no seu espaço comercial.

Entre as 12h e as 13h de quarta-feira, avançou para o final do plano: terminou o buraco que tinha começado dias antes e que dava acesso ao WC da ourivesaria, mas este estava trancado. Voltou a fazer novo buraco, desta vez mais fácil – a parede é em pladur –, porém, o alarme tocou. Apoderou-se rapidamente de um mostrador com alianças e fugiu por onde entrou. Estaria mascarado e foi apanhado pela videovigilância.

Após o assalto, foi desencadeada uma operação conjunta entre o Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Chaves e a Guardia Civil de Verín, em Espanha. No âmbito dessa operação o indivíduo, residente no conselho de Chaves, foi detido pela prática de crime de furto qualificado.

Os elementos destas forças de segurança apreenderam uma elevada quantia em dinheiro e diverso material usado durante o furto.

O detido foi constituído arguido, prestou Termo de Identidade e Residência e foi presente na instância local de Valpaços na segunda-feira de manhã.

Fontes: http://diarioatual.com/?p=207731

Sem comentários :

Enviar um comentário