A sinuosa Estrada Nacional 15 (EN15), que serpenteia a serra do Marão, foi durante anos e anos a principal via de ligação deste “Reino Maravilhoso” para a zona do Porto.

O Túnel do Marão rasgou o mar de pedra que separa Trás-os-Montes do Litoral e espera-se que ajude a eliminar o isolamento que suportava a expressão: Para lá do Marão mandam os que lá estão.
O escritor Miguel Torga fala-nos de “um mundo” em que se vê “um nunca mais acabar de terra grossa, fragosa, bravia, que tanto se levanta a pino num ímpeto de subir ao céu, como se afunda nuns abismos de angústia”.
“De repente, rasga a crosta do silêncio uma voz de franqueza desembainhada: - Para cá do Marão, mandam os que cá estão!... Sente-se um calafrio. A vista alarga-se de ânsia e de assombro. Que penedo falou? Que terror respeitoso se apodera de nós? Mas de nada vale interrogar o grande oceano megalítico, porque o nume invisível ordena: - Entre! A gente entra, e já está no Reino Maravilhoso”, conta Torga.
A sinuosa Estrada Nacional 15 (EN15), que serpenteia a serra do Marão, foi durante anos e anos a principal via de ligação deste “Reino Maravilhoso” para a zona do Porto.







