13 de julho de 2015

Midões-Valpaços: Homenagem aos Santos Populares trinta anos depois

A Associação Cultural e Recreativa dos Amigos de Midões, Argeriz, Valpaços, organizou no dia 27 de junho uma festa de homenagem aos Santos Populares.

Junho é o mês dos Santos Populares, com arraiais e diversão um pouco por todo o país nas noites de Santo António, de S. João e de S. Pedro. A nossa Associação quis também celebrar juntamente com os habitantes da aldeia de Midões estas festas e reviver um pouco as tradições que estavam esquecidas, há mais de 30 anos.

No largo da aldeia foi construída uma cascata tradicional de homenagem aos Santos Populares, que foi decorada com verduras variadas, flores naturais, manjericos, bandeiras de papel, iluminação e claro as imagens dos Santos Populares. Pelos relatos que fomos ouvindo dos habitantes da nossa aldeia, há mais de trinta anos que não se fazia cascata de homenagem aos Santos Populares.

A festa juntou as pessoas no largo da aldeia onde não faltaram as sardinhas, as febras, regadas com o bom vinho da aldeia, e ainda o caldo verde, próprios da época.
Seguiu-se o bailarico, com os artistas da aldeia, no teclado e concertinas. A animação foi uma constante e o povo saiu à rua para comer, beber e dançar.

Manuel Alves
Fontes: http://diarioatual.com/?p=220690

8 de julho de 2015

“HORA DO CONTO” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL



No passado dia 30 de junho realizou-se mais uma “Hora do Conto” na Biblioteca Municipal de Valpaços.

A “Hora do Conto” é uma atividade direcionada para as crianças, promovida pelos técnicos da Biblioteca Municipal, durante a qual é contada uma história e no final é lançado um desafio. Desta vez, desafiaram-se as crianças a fazer um desenho relacionado com a história que tinham acabado de ouvir.
A obra escolhida para encantar os pequenos ouvintes intitula-se “O Livro dos Corações”, uma história sobre os corações que fazem parte da família, ou seja, sobre o papel de cada membro na família.
As crianças presentes mostraram-se muito atentas e cativadas, nomeadamente em torno do momento dinâmico aquando do uso de figuras ilustrativas da história.

Esta atividade está à disposição de todos os grupos escolares e academias mediante marcação prévia.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=6594

INAUGURADA SEDE DO RANCHO FOLCLÓRICO DE CARRAZEDO DE MONTENEGRO

O presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, inaugurou no passado domingo, 5 de Julho, a nova sede do Rancho Folclórico de Carrazedo de Montenegro, quando também se comemoraram os 27 anos de existência daquela associação.

PELA OITAVA VEZ, FÉRIAS EM GRANDE ANIMA VERÃO DOS MAIS NOVOS

O Centro Cultural Luís Teixeira recebeu, na manhã desta segunda-feira, 6 de Julho, a sessão de abertura de mais uma edição do Férias em Grande, que abrange, só na sede do concelho, cerca de duas centenas de crianças.

Ensino Superior em Valpaços – Candidaturas abertas



O Instituto Politécnico de Bragança vai ministrar em Valpaços o Curso Técnico Superior Profissional de Viticultura e Enologia, já no próximo ano lectivo, 2015/2016.

6 de julho de 2015

PS considera inadmissível introdução de portagens na "Transmontana"

Os deputados do PS eleitos pelos distritos de Bragança e Vila Real consideraram hoje "inadmissível" a intenção do Governo PSD/CDS-PP de introduzir portagens na autoestrada Transmontana, o troço da A4 que liga os dois distritos.

A posição dos parlamentares socialistas surge na semana em que a Assembleia da República discutiu iniciativas de "Os Verdes" e Bloco de Esquerda contra o pagamento de portagens, assim como uma petição com o mesmo propósito promovida pela Comissão de Utentes da A4.
Os cerca de 130 quilómetros da autoestrada Transmontana, que ligam Bragança a Vila Real, foram construídos pelo Governo socialista de José Sócrates sem portagens pelo atraso com que esta via chegou à região.
Os deputados do PS Ivo Oliveira, Agostinho Santa e Mota Andrade defendem, num comunicado conjunto divulgado hoje, que, "mais uma vez, o Governo opta por atacar o povo transmontano que durante décadas esperou que fosse feita justiça".
Os parlamentares lembram que durante décadas os transmontanos contribuíram para que as infraestruturas fossem construídas no litoral "e agora, que finalmente se faz justiça com o interior, à construção da autoestrada da justiça concretizada por um governo do PS, contrapõe o Governo PSD/CDS com "as portagens da injustiça".
Os deputados socialistas vincam que "nunca esteve prevista a introdução de portagens em toda a sua extensão como este Governo quer agora impor" e que a medida "é um convite ao abandono da região, bem como um agravamento das condições da economia regional"
"Esta é uma via estruturante para toda a região e consiste maioritariamente numa sobreposição ao traçado já existente do IP4", apontam.
Acresce, continuam, "que o encerramento de serviços públicos descentralizados na maioria dos concelhos da região e a concentração dos restantes em cidades como Vila Real ou Bragança vieram criar uma necessidade suplementar de deslocações da população para estas localidades".

"A não existência de alternativas (como a ferrovia) obriga à utilização da via rodoviária", sublinham.

Os deputados do PS eleitos pelos dois distritos consideram a medida "inadmissível" depois de "o Governo PSD/CDS ter fechado vários tribunais, encerrado a ligação aérea Bragança/Vila Real/Lisboa, ter atrasado a obra do túnel do Marão em quatro anos, ter feito "um enorme aumento de impostos " e excessivos cortes de salários e reformas".

Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=841740&tm=9&layout=121&visual=49

Exposição de Desenho e Pintura - Universidade Sénior

2 de julho de 2015

1 de julho de 2015

Valpacenses sensibilizados para a realidade do “Abuso na terceira idade”

A Biblioteca Municipal abriu portas ao Workshop intitulado “Sensibilizar para a Realidade – O Abuso na Terceira Idade”, promovido pelo Município. 

Foi no passado dia 24 de junho, pela tarde, que a iniciativa decorreu, reunindo técnicos que no seu ambiente profissional contactam com idosos. “Sensibilizar para a Realidade – O Abuso na Terceira Idade” teve como objectivo sensibilizar profissionais da área, nomeadamente técnicos de acção social, segurança social, saúde e de instituições de solidariedade social, para a dura realidade do abuso que alguns idosos sofrem por parte da família ou de quem toma conta deles.
O início dos trabalhos foi dado por Filomena Ribeiro, técnica de Acção Social do Município. Seguiu-se a oradora, Filipa Pereira, psicóloga da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) do Núcleo de Vila Real, que explicou que “a violência não é apenas agressão física. Existem vários tipos de violência como psicológica, sexual e económica ou financeira,” acrescentando que para além disso ainda há “negligência e abandono”.
Foi também relatado que “muitas vezes os familiares da vítima veem o idoso como um fardo e, hoje em dia, com o aumento da esperança média de vida aparecem cada vez mais casos de abuso”.
“É necessário alertar a população para essas situações de forma a tentar preveni-las”. Neste contexto, os participantes ficaram a conhecer os vários tipos de violência, ao mesmo tempo que discutiram soluções para diversos casos apresentados como exemplo por Filipa Pereira.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=6560