10 de junho de 2015
4 de junho de 2015
Comunicado de Imprensa do PS Valpaços - ATÉ ONDE CHEGA A ÉTICA NA POLÍTICA!
A Comissão Política Concelhia de Valpaços e a Federação Distrital de Vila Real do Partido Socialista manifestam a sua profunda indignação com o facto do Agrupamento de Escolas de Valpaços, ter permitido a dispensa de aulas dos alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano, (através de circular lida em todas as salas de aula), para participarem numa, atividade de natureza partidária, organizada pela Juventude do Partido Social-Democrata, levada a cabo na Casa do Vinho, na tarde de terça-feira, dia 2 de Junho, em pleno horário escolar.
Como pode o Ministério da Educação, “preconizador de uma política de sucesso e de rigor”, em nome dos legítimos interesses dos alunos, programar para a próxima semana aulas de recuperação e preparação para exame e ao mesmo tempo permitir que esses mesmos alunos (que brevemente serão sujeitos a exames nacionais) fiquem privados das suas aulas, para participar em atividades partidárias?
Terão os Pais e Encarregados de Educação autorizado os seus filhos e educandos, na sua maioria, menores, a ausentarem-se da escola para participarem numa atividade de cariz partidário?
Como pode o Ministério de Educação e Ciência, em nome de uma escola que deve ser isenta e transmissora de valores de cidadania e liberdade, permitir a afixação de vários cartazes dentro da Escola, (com símbolo da JSD) apelando à participação dos alunos?
Como permite o Ministério de Educação e Ciência tão cioso do cultivo dos valores da liberdade, do espirito crítico e da valia académica dos alunos, permitir que uma das suas instituições seja uma entidade mobilizadora para a participação dos alunos numa atividade de natureza partidária?
A Escola deve servir os alunos, como diz Sua Excelência o Senhor Ministro Nuno Crato, e não ser uma escola instrumentalizada ao serviço de interesses partidários, com prejuízo claro das suas atividades letivas e daquele que deve ser o seu objetivo claro, que é o sucesso escolar dos seus alunos.
PS Valpaços
GNR deteve dois homens por posse de arma proibida em Valpaços
O Comando Territorial da Vila Real da GNR anunciou na terça-feira, 2 de junho, a detenção de dois homens, de 57 e 36 anos, por posse de arma proibida no concelho de Valpaços.
A detenção foi realizada através do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Chaves no seguimento de várias buscas levadas a cabo no concelho de Valpaços.
Durante a operação foi apreendido vário armamento tais como duas carabinas, duas armas de caça, um revolver calibre 367, uma pistola de calibre .22, 249 munições de calibre .38, 185 munições de calibre 357, 46 munições 7,5mmx55mm, 100 munições de calibre 25 automático, 305 munições de calibre .22, 80 munições de calibre 6.35mm, 21 munições de calibre 32.20 e 11 munições de calibre 44.
Os detidos foram constituídos arguidos, sujeitos a Termo de Identidade e Residência e foram libertados no término do expediente.
http://diarioatual.com/?p=218463
Clínica Senhora da Saúde esclarece sobre as Perturbações do Sono
No passado dia 26 de maio de 2015, terça-feira, a Clínica Senhora da Saúde proporcionou uma sessão de esclarecimento sobre as perturbações do sono a todos os idosos do projeto “Afectos” e do projeto “PII”.
A Clínica Senhora da Saúde tem vindo a efetuar sessões de esclarecimento sobre as perturbações do sono e os idosos do projeto “Afectos” e do projeto “PII” não ficaram de fora.
O Centro Cultural Luís Teixeira foi palco desta formação onde cerca de 300 pessoas ficaram a conhecer as causas e sintomas das perturbações assim como as influências que estas têm na nossa saúde e vida quotidiana. A Dr.ª Ana Velon revelou que “num estudo feito pela DECO descobriu-se que metade dos portugueses dorme mal”, pelo que convém ter conhecimento das causas e criar hábitos que ajudem na hora do descanso, sendo este importante para o equilíbrio do organismo.
Ao longo desta sessão os participantes receberam exemplos de queixas frequentes de quem sofre de insónia, e de frases que são tipicamente ditas por pessoas que possuem algum tipo de perturbação do sono, seja insónia, sonambulismo ou até mesmo excesso de sono. A Dr.ª Vera Espírito Santo referiu que “enquanto dormimos o nosso sono passa por diferentes estágios e necessita de completar todos os 5 estágios para que o organismo receba o descanso necessário”.
Esta sessão foi bastante útil e relevante para todos os presentes, tendo sido uma oportunidade para identificar sintomas e perturbações que podem estar associados a outros problemas de saúde.
Assim, temos que estar atentos para garantir uma qualidade de vida saudável.
http://valpacos.pt/?p=6018
No passado domingo aqui em Valpaços - Dia da diocese de Vila Real




http://valpassosdoje.blogspot.pt/2015/06/no-passado-domingo-aqui-em-valpacos-dia.html
Agente da PSP suicida-se em frente à esquadra de Barcelos
Um agente da PSP, com 30 anos, desferiu um tiro na cabeça, nas escadas da Esquadra da PSP de Barcelos, sexta-feira à noite, em plena via pública. O agente cometeu suicídio usando uma arma das forças policiais.
O homem, identificado como Rui Cunha, a prestar serviço na Esquadra do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, seria natural de Valpaços e teria residência em Gondifelos, Vila Nova de Famalicão.
"Reparei que ele atravessou a rua com um capacete na mão e dirigiu-se para a Esquadra", contou ao JN Agostinho Alves Ferreira, a primeira pessoa a ver a vítima estendida nos degraus. O agente colocou o capacete em cima do muro, situado no campo da feira de Barcelos, em frente à esquadra, e disparou.
Eram cerca de 21 horas. "Ouvi o barulho e pensei que fosse o capacete a cair, mas quando olhei para trás ele já estava no chão, com a arma ainda na mão direita. O sangue saía com muita força da cabeça".Por apurar estão as causas que levaram o agente Rui Cunha até Barcelos e à Esquadra da PSP, onde nunca trabalhou ou sequer estagiou, como inicialmente se pensava. O homem foi rapidamente socorrido pelos agentes da PSP que se encontravam na Esquadra e depois pelos Bombeiros de Barcelos e pela VMER local.
A vítima foi transportada ainda com vida para o Hospital de Braga, onde viria a falecer.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Justica/Interior.aspx?content_id=4597564
Agente da PSP que se suicidou era natural de Valpaços.
Nascido a 14 de Maio de 1973, Rui Cunha completou este mês 42 anos.
Natural de Valpaços, concelho do distrito de Vila Real, o agente da PSP que prestava serviço na esquadra do Aeroporto Sá Carneiro, suicidou-se esta sexta-feira à noite, desferindo um tiro na cabeça, quando se encontrava nos degraus de acesso à esquadra da PSP de Barcelos.
Testemunhas referem ter visto o agente encaminhar-se para a esquadra de capacete na mão.
O amante do motociclismo, foi socorrido pelos agentes no local, posteriormente pelos bombeiros de Barcelos e VMER local, tendo sido encaminhado para o Hospital de Braga onde viria a falecer.

http://www.tvregioes.com/agente-da-psp-que-se-suicidou-era-natural-de-valpacos/
Volta ao Alto Tâmega 2015: Skoda Irmãos Leite/Bike Box/ACRTX foi a grande vencedora do 1° Troféu Master da Volta ao Alto Tâmega 2015


Em paralelo com a Volta ao Alto Tâmega 2015, que decorreu entre sexta-feira e domingo, nos municípios do Alto Tâmega, no último dia de competição teve lugar o 1° Troféu Master – Volta ao Alto Tâmega 2015.
Esta foi uma prova aberta a todos os atletas Masters e Elites ou Sub-23 Amadores que competiram no circuito de Vila Pouca de Aguiar, na distância de 58 quilómetros, antes da etapa final do pelotão que participou na Volta ao Alto Tâmega.
A equipa Skoda Irmãos Leite/Bike Box/ACRTX colocou sete ciclistas nos sete primeiros classificados, sendo a grande vencedora.
O vencedor da prova foi Luís Lameira, em Master 30, depois de ter acabado ao sprint com Patrick Videira, que corria em Sub-23. Os dois venceram nas suas categorias.
Em Master 40 o primeiro classificado foi Carlos Martins, enquanto José Ferreira venceu em Master 50. Já em Master 60 Manuel Pereira terminou no primeiro lugar. Em Elite, foi Francisco Teixeira o vencedor.
DC
Área afetada pela vespa do castanheiro em Trás-os-Montes é maior do que o esperado

A aérea de expansão da vespa do castanheiro em Trás-os-Montes e no Douro já é maior do que se esperava quando foi detetada neste território em abril, afirmou hoje o presidente da Associação Nacional da Castanha -- RefCast.
O primeiro foco de infestação desta praga, que afeta a produção de castanha, foi detetado no final de abril na região transmontana, um ano depois de ter sido encontrada primeira vez em Portugal, no Minho.
"Foi uma má surpresa. A área da expansão da vespa é maior do que aquilo que pensávamos e surpreendentemente já se encontraram focos bastante desenvolvidos não só em castanheiros jovens, mas também em castanheiros adultos", afirmou à agência Lusa José Gomes Laranjo, presidente da RefCast e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Depois de Valpaços, foi detetada a vespa em outros concelhos como Bragança, Macedo de Cavaleiros, Lamego, Trancoso ou Sernancelhe.
22 de maio de 2015
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)