26 de janeiro de 2015

Fornos do Pinhal - Incêndio

Um incêndio consumiu duas habitações na freguesia de Fornos do Pinhal, concelho de Valpaços.

O alerta foi dado por volta das 5 horas desta madrugada.

As chamas deflagraram numa habitação, onde residia um casal de idosos, alastrando-se depois para uma habitação contígua, quase em ruínas mas onde resida um jovem já sinalizado pelo município, e que teve de ser realojado pela junta de freguesia.
Não se sabe ainda onde esteve o foco de ignição do incêndio.
No combate às chamas estiveram 18 bombeiros da corporação de Valpaços, apoiados por cinco viaturas.
Ao que sabemos, o município já está a mover esforços para apoiar os afetados, estando a angariar roupas e calçado, e ajudar na construção de uma habitação permanente, com cozinha, casa de banho e quarto.

TVR Informação

25 de janeiro de 2015

TVR Informação | 23 de Janeiro

São João de Corveira - Feira de S. Braz 2015

Santa Casa da Misericórdia começa ano novo sem dívidas a trabalhadores do hospital e novos órgãos sociais tomaram posse


No passado sábado, dia 17 de Janeiro, teve lugar a cerimónia de posse dos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, para o quadriénio 2015/2018. À Voz de Chaves, o provedor Altamiro Claro mostrou-se satisfeito por começar um novo ano com a situação resolvida dos antigos funcionários do Hospital.
O auditório do Pavilhão Multiusos encheu-se para a cerimónia da tomada de posse dos novos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços (SCMV). Irmãos da instituição, outros provedores, autarcas, responsáveis de entidades, entre outros, assistiram à atuação da Tuna Académica da Universidade Sénior do Rotary Club de Chaves, que deu inicio à sessão.
Joaquim Coelho Marques, que deixou a presidência da Assembleia Geral, elogiou a gestão do provedor e da sua equipa, e disse entender que “era a hora de dar oportunidade a quem queira dar o seu contributo”. Coelho Marques que fez uma retrospectativa da vida da SCMV, deu posse a todos os membros da Mesa da Assembleia Geral, Mesa Administrativa e Conselho Fiscal, com a prestação do respetivo juramento de honra.
Quem também usou da palavra foi o seu sucessor, António Tété Pereira. O novo Presidente da Assembleia Geral realçou o trabalho desenvolvido pela maior instituição valpacense nas últimas décadas, bem como a qualidade dos equipamentos sociais, enaltecendo a gestão das anteriores Mesas Administrativas.
Antes do Grupo Coral da Universidade Sénior de Valpaços terminar a cerimónia, o provedor da SCMV, Altamiro Claro, fez um balanço do último mandato. Nos últimos três anos, altura em que assumiu o cargo, Altamiro Claro relembrou que procurou, juntamente com a sua equipa, “valorizar o papel da Misericórdia, diminuir despesas e aumentar receitas, aumentar o número de utentes, abrir novos equipamentos, renovar a frota automóvel”, objectivos que foram alcançados. O responsável frisou que a SCMV é gerida como uma empresa, que detém 220 funcionários, 11 equipamentos sociais e 40 viaturas.
Altamiro Claro enumerou, ainda, algumas atividades e investimentos a levar a cabo nos próximos anos, tendo dado especial ênfase ao reforço da implementação das normas de qualidade, tendo em vista a prestação aos utentes de serviços ainda de melhor qualidade, avançando com a certificação de qualidade (EQUAS). Não esqueceu ainda de frisar a ambição da “reabertura do hospital, cujo contexto económico nacional não tem ajudado”.

Mais de 200 mil euros para indemnizar antigos funcionários do Hospital

Desde que assumiu o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, Altamiro Claro mostrou vontade em resolver as questões relacionadas com o Hospital, pertença da instituição e encerrado em Janeiro de 2011.
Uma delas prendia-se com os funcionários que desde então, e de um momento para o outro, ficaram sem emprego. Assim, antes de terminar o ano de 2014, e depois de um longo processo judicial, a Santa Casa da Misericórdia e 32 funcionários chegaram a acordo, resultando numa indemnização global de quase 223 mil euros que a instituição teve de pagar.
“Ainda existem questões pendentes relativamente ao Hospital, mas queremos resolvê-las todas e da melhor forma para ambas as partes. Os nossos advogados estão a estudar os processos para que, paulatinamente, possamos dar os casos como encerrados e mediante a nossa saúde financeira resolver estas questões”, referiu À Voz de Chaves, Altamiro Claro.

CM 
Fontes: http://diarioatual.com/?p=196887

Bombeiros de Carrazedo com novo comandante


João Sousa, bombeiro de 1ª classe, é o novo comandante do Bombeiros Voluntário de Carrazedo de Montenegro, cuja cerimónia de tomada de posse decorreu na sede do quartel, no sábado, dia 17 de janeiro. Com 34 anos de idade, é bombeiro desde os 14, integrando a corporação da sua terra natal, Murça, tendo sido transferido para os Bombeiros de Carrazedo, em Agosto do ano passado. Por motivos pessoais, veio morar para Carrazedo de Montenegro, há cinco anos, mantendo a sua atividade profissional na Força Especial de bombeiros.

Manuel Castanheira e João Sousa (Direita)

Após a direção lhe ter endereçado o convite para comandante dos Bombeiros de Carrazedo, “após alguma ponderação, decidi aceitar”, referiu João Sousa, sabendo que “não vai ser uma tarefa fácil”. No entanto, com “muita dedicação e colaboração entre todos, levaremos a bom porto a missão que nos foi confiada”.
Nesta cerimónia de tomada de posse, além dos vários elementos dos bombeiros de Carrazedo de Montenegro, estiveram as forças vivas da vila, assim como entidades de outras corporações de bombeiros, o presidente da federação dos Bombeiros de Vila Real, Fernando Queiroga, e um representante da Liga dos Bombeiros.

Uma nova ambulância

Manuel Castanheira, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carrazedo de Montenegro, na sua intervenção nesta cerimónia da tomada de posse referiu-se às capacidades humanas e competência do novo comandante, não deixando de apontar, além da atual situação dos bombeiros e das suas instalações, algumas necessidades que a Associação atravessa, tais como uma cozinha e algumas obras no quartel. Além das obras, a Associação necessita com a máxima urgência de uma nova ambulância, para dar resposta às necessidades da população.

Operação da GNR de Valpaços resulta na apreensão de várias armas


O Posto Territorial de Valpaços da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na quarta-feira, 22 de janeiro, várias armas no âmbito de um processo crime de ofensas à integridade física praticado por um homem de 27 anos, residente em Mirandela, informou a corporação.

A operação, que teve a colaboração dos militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Chaves da GNR, visava a apreensão de um bastão extensível e de outro tipo de armas, por ordem emitida pelo Tribunal Judicial de Valpaços.
No decorrer das buscas foram apreendidas duas pistolas de calibre 6.35 mm, três armas de ar comprimido, uma arma de ar comprimido transformada para cartuchos de calibre 9 mm, dois bastões extensíveis, uma garrafa de aerossol, uma soqueira metálica, quatro armas brancas, 21 munições de calibre 6.35 mm, 44 cartuchos de calibre 12, 18 munições de calibre 22, uma munição de alarme calibre 9 mm e uma munição de salva calibre 7.62 mm.
O homem, segurança privado, ficou em liberdade uma vez que já tinha sido constituído arguido no âmbito do mesmo processo.

Fontes: http://diarioatual.com/?p=197126

Tribunal de Vila Real começa a julgar em Fevereiro acusados por burlar e roubar idosos

O Tribunal de Vila Real começa a julgar a 02 de fevereiro nove suspeitos de pertencerem a uma rede que burlou e roubou dezenas de idosos em todo o país, recorrendo à violência e a armas de fogo.

O processo vai ser julgado em Vila Real porque foi neste distrito, no concelho de Valpaços, que ocorreu o crime mais grave, nomeadamente o de tentativa de homicídio.

Fonte judicial disse à agência Lusa que o início do julgamento está marcado para 02 de fevereiro.

Oito dos arguidos possuem relações familiares e chegam a tribunal acusados pelo Ministério Público (MP) de 130 crimes, entre os quais associação criminosa, branqueamento, roubo, burla, furto, ameaça e detenção de arma proibida.

O nono arguido é um ourives suspeito do crime de recetação.

A rede seria liderada por Manuel Brites Pinto, o alegado "Patriarca" da organização que está acusado de 22 crimes e está a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Segundo o MP, pelo menos desde 2008, os elementos deste grupo roubaram quantias monetárias e peças em ouro a idosos e pessoas indefesas em zonas rurais e isoladas, recorrendo a elevado nível de violência e a armas de fogo para intimidar as vítimas.

20 de janeiro de 2015

VALPAÇOS ELIMINADO DA TAÇA DE PORTUGAL DE FUTSAL

GNR deteve 3 indivíduos e registou 33 acidentes de viação durante atividade operacional

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Real deteve três pessoas durante atividade operacional, desenvolvida entre 12 a 18 de janeiro, indicou nesta segunda-feira, 19 de janeiro, a corporação.

Em comunicado, a GNR adianta que um indivíduo foi detido por condução sob o efeito de álcool, um por recusa de teste de álcool e um por mandado de detenção.
As três detenções foram feitas nos concelhos de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Murça, Mondim de Basto, Chaves, Valpaços, Montalegre, Boticas, Peso da Régua, Alijó, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio e Sabrosa no âmbito das operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta e fiscalização rodoviária.
Ainda durante a atividade operacional a GNR adianta que foram registados 33 acidentes de viação, dos quais resultaram um morto, um ferido grave e cinco feridos leves.
Foram igualmente contabilizadas 318 contra ordenações: 308 por infração à legislação rodoviária, cinco por infração à legislação ambiental e cinco por infração à legislação policial.

Fonte: http://diarioatual.com/?p=196129

INATEL tem gestor desportivo para os distritos de Bragança e Vila Real

A Fundação INATEL tem agora um gestor de desporto para os distritos de Bragança e Vila Real. A instituição encontra-se numa fase de reestruturação e nomeou Patrique Alves para gerir a área desportiva dos dois distritos.
O Engenheiro Ambiental ,com raízes em Valpaços, acumula o cargo de delegado do INATEL de Vila Real.
A exercer funções desde o passado mês de Outubro, o gestor desportivo assegura que a instituição ainda é uma referência para as associações da região.




“Está a ser um desafio interessantíssimo porque a fundação INATEL é para muitas associações desta região uma referência e eu espero ter a capacidade de manter e de elevar ainda mais essa imagem que as associações e os nossos associados tem de nós.”
Patrique Alves sublinha que um dos principais objectivos da Fundação INATEL é possibilitar aos associados a prática de desporto com qualidade e segurança.





“A fundação INATEL existe no distrito de Bragança, existe na região, existe no país para se colocar ao lado das pessoas, dos nossos associados e dos nossos centros de cultura e desporto e de lhes proporcionar em termos de prática desportiva, pratica desportiva de altíssima qualidade com custos financeiros reduzidos, mas não descartando questões que para nós são essenciais, por exemplo não podemos nos dias de hoje permitir que se pratique desporto sob a marca INATEL sem que exista por exemplo um seguro desportivo, ou sem que exista uma licença desportiva. A nossa vocação é proporcionar aos nossos associados serviços de qualidade e garantir uma marca que nos tem acompanhado ao longo dos 80 anos que é tão simplesmente quanto isto, confiança.”

Para já, a Fundação INATEL não revela se vai ou não ter delegados na região.

Informação CIR (Rádio Brigantia)