8 de novembro de 2019

Rainha do concelho volta a ser celebrada em mais um certame que atrai milhares de pessoas


Nos dias 8, 9 e 10 de novembro o Pavilhão Rota da Castanha, em Carrazedo de Montenegro, recebe mais uma edição de um dos eventos com maior expressão na região: a Feira da Castanha Judia.
Esta será a 23ª edição deste certame que para além da castanha – que representa mais de 50 milhões de euros na economia do concelho valpacense – contará com outros produtos do concelho, como outros frutos secos, mel, vinhos, azeite, doçaria, folar, enchidos, artesanato, licores, entre outros. Não faltarão também as tasquinhas onde os milhares de visitantes esperados poderão degustar o melhor da gastronomia valpacense.
A abertura da Feira será na sexta-feira, dia 8, às 14h, seguindo-se a habitual sessão oficial de abertura, que este ano contará com a presença da Eng.ª Carla Pereira, diretora Regional de Agricultura do Norte. Durante a sessão será feita uma visita aos stands, um Magusto e ainda prova de vinhos. À noite, destaque para a atuação de Delfim Júnior & Ympério Show, às 22h. O pavilhão irá encerrar às 23h, mas a animação musical irá continuar na tenda de gastronomia.
No sábado a abertura da Feira está marcada para as 9h. Também a essa hora terá início a Montaria ao Javali, organizada pelo Clube de Caçadores Montenegro.
Às 12h30 começa a Gastronomia da Castanha que envolve as tasquinhas e restaurantes aderentes.
Às 15h animação de rua com concertinas Bárbara & Diogo, seguindo-se a atuação do Grupo Folclórico A. C. R. Conde – Guimarães. Às 16h30 terá lugar um Magusto. À noite a animação musical estará a cargo do grupo AmigosVitó. O pavilhão voltará a encerrar às 23h, continuando a animação musical na tenda da gastronomia.
No domingo, terceiro e último dia do evento, o pavilhão Rota da Castanha voltará a abrir portas às 9h. Será também às 9h que irá iniciar a I Rota da Castanha Judia TT, prova organizada pelo Montenegro TT. As concertinas Bárbara & Diogo voltam a animar as ruas às 11h. Às 12h terá início o programa da TVI “Somos Portugal” que estará a fazer a transmissão em direto para todo o mundo do programa até às 20h. Às 12h30 volta a haver Gastronomia da Castanha com as tasquinhas e restaurantes aderentes, às 16h o Concurso da Castanha organizado pela Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, e às 18h30 será aberto o Maior Bolo de Castanha com 600 kg. O certame encerrará às 20h.
Investimento neste certame é cada vez mais elevado
A apresentação do evento à comunicação social aconteceu no passado dia 28 de outubro. Amílcar Almeida, presidente da Câmara Municipal de Valpaços, destacou a relevância deste fruto seco e da realização desta Feira, que a autarquia e a sua parceira têm vindo a melhorar de ano para ano: “Este certame é importante porque visa promover o que de melhor tem o concelho, naturalmente tendo como destaque principal a rainha do evento, que é a castanha. Hoje o orçamento já é significativo, porque entendemos que ano após ano o nosso objetivo é melhorar. Esta Feira tem hoje um cartaz importante, não só no panorama nacional, mas também internacional, não só pela procura da castanha em Trás-os-Montes, essencialmente aqui em Carrazedo de Montenegro, capital da castanha, mas também por outros produtos que de facto fazem a diferença. E sendo assim, nós autarquia e a Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros tudo temos feito para levar por diante uma Feira bem sucedida e sempre no sentido de procurarmos melhorá-la”.
Este é o terceiro ano consecutivo no qual se junta a castanha judia na denominação desta Feira. Apesar de haver todo o tipo de castanhas à venda, o autarca valpacense explicou que isto se deve ao facto de “fazermos questão de identificar e valorizar a castanha com maior expressão em termos de produção em todo o nosso concelho, e que valoriza e enobrece toda a Terra Fria e, naturalmente, o concelho de Valpaços”.
A Feira da Castanha Judia é organizada pela Câmara Municipal de Valpaços e pela Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros com o apoio de EHATB-Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, SA.

Sem comentários :

Enviar um comentário