18 de outubro de 2019

Valpaços celebrou “Festa do Vinho e das Vindimas”


No passado dia 28 de setembro, o Jardim Público de Valpaços foi palco da “Festa do Vinho e das Vindimas”.
O programa da RTP “Aqui Portugal”, apresentado por José Carlos Malato, Catarina Camacho e Joana Teles, esteve durante o passado sábado a transmitir em direto desde a cidade de Valpaços.
Durante o programa foram feitas reportagens e entrevistas a entidades locais. Participaram também associações locais com quadros temáticos representativos das tradições, uma montra dos produtores de vinho valpacenses e várias atividades relacionadas com o tema.
Foi ainda realizado um cortejo etnográfico com carros alegóricos desde a Casa do Vinho até ao Jardim Público, no qual participaram as várias freguesias do concelho.
“À semelhança de outras festas que o município organiza, entendemos que também o vinho tem de merecer destaque por parte do concelho de Valpaços. Hoje representa cerca de 15 milhões de euros para a nossa economia. E como tal, sabendo de antemão dos bons programas que a nossa televisão transmite ao longo da semana, não poderíamos desperdiçar a oportunidade de dar a conhecer mais uma vez que Valpaços está vivo. Quisemos com esta festa e com este cortejo etnográfico também retratar um pouco o que é a vindima e como era o transporte das uvas até ao lagar. Estiveram aqui milhares de pessoas, e não esquecendo que hoje é dia de trabalho, dia de vindima, e ainda assim os valpacenses e muitas pessoas de fora do concelho quiseram associar-se a esta festividade tão importante para o nosso concelho. Quando assim é temos de estar satisfeitos”, realçou Amílcar Almeida, presidente da Câmara Municipal de Valpaços.

Sem comentários :

Enviar um comentário