26 de maio de 2017

Cerca de dois mil alunos encheram as ruas de Valpaços


Música, jogos, dança e muita diversão preencheram o VII Encontro de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Vila Real que teve lugar na passada sexta-feira, 19 de Maio, em Valpaços.

Cerca de duas mil crianças e jovens participaram na iniciativa, subordinada ao tema «Rumo a novos Horizontes», que começou com a recepção nos Paços do Concelho pelo Vice-presidente do Município, António Medeiros e Vereadora da Educação, Cultura e Desporto, Teresa Pavão, Director do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Abel Conde Ribeiro, e a participação de D. Amândio Tomás, bispo diocesano.

“Valpaços orgulha-se, e muito, em acolher a presente iniciativa, pois um convívio entre jovens, contanto igualmente com os respetivos docentes, é de saudar, especialmente quando perpassado pelos ensinamentos da doutrina e da fé, uma mais valia para a vida e o futuro de cada um de vós certamente”, referiu o Vice-presidente do Municipio, António Medeiros.

Numa organização dos docentes da disciplina de EMRC de Valpaços, o VII encontro diocesano foi, sobretudo, “um espaço de muita música, jogos, dança e diversões com algumas surpresas”.

Ao final da manhã, teve lugar um cortejo pelas ruas de Valpaços em direcção ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde”, onde decorreu o almoço partilhado.

Uma vez no Santuário os alunos fizeram silêncio, contemplaram o lugar e D. Amândio Tomás proferiu uma breve alocução convidando os mais novos a “conhecerem Jesus, o grande amigo” e a serem capazes “de se tornarem protagonistas da mudança social a partir do amor”.

Da parte da tarde o Estádio Municipal acolheu o encontro que contou com insufláveis, parede de escalada, aulas de zumba, jogos variados, peddy papper, equipa Cinotécnica e de Minas da Guarda Nacional Republicana, bem como demonstração com cavalos, o conjunto Lobos do Marão, entre outros.

No encontro anual que em 2017 coube a Valpaços receber, estiveram envolvidos os Professores de Educação Moral, Religiosa e Católica, a Câmara Municipal de Valpaços, a Junta de Freguesia de Valpaços e Sanfins, a Guarda Nacional Republicana, os Bombeiros Voluntários de Valpaços, o Agrupamento de Escolas de Valpaços, o Arciprestado Terra Quente, o Padre Leonel Reis, entre outros.

Alexandre Caetano, da organização, fez um balanço “muito positivo” congratulando-se pela adesão da escola a esta iniciativa e agradeceu a “todas as entidades envolvidas que ajudaram a que o VII Encontro fosse um sucesso”.

No total estiveram presentes mais de 2000 alunos vindos de 14 agrupamentos de escolas de toda a Diocese de Vila Real.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=8895

Sem comentários :

Enviar um comentário