11 de julho de 2016

"Não se aproveita mesmo nada da minha horta"

Técnicos da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) estão a avaliar, esta sexta-feira, os estragos causados nas colheitas agrícolas, muros e caminhos, pela queda de chuva forte e granizo, no final da tarde de quinta-feira.
As freguesias de Souto Maior, Sabrosa e Vilarinho de S. Romão, no concelho de Sabrosa, de Cabeda, no concelho de Alijó, e de Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços foram as localidades mais fustigadas pela queda de chuva forte e granizo, que se prolongou por cerca de uma hora.
(...)
Na zona de Carrazedo de Montenegro, Valpaços, terão sido afectadas “hortas e castanheiros”. “O granizo cortou tudo. Fiquei sem batatinhas e sem renovo nenhum”, diz à Renascença, Maria Augusta.
A septuagenária fala de “uma coisa nunca vista” e descreve: “As pedras eram tão grandes que ‘pitaram’ tudo. Não se aproveita mesmo nada da minha horta. Era daqui que tirava para comer, agora não sei como vai ser.”
O presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro, António Costa, diz à Renascença que, naquela área, as zonas mais afectadas foram Cabanas, Curros e Tazém.
“Os castanheiros, praticamente, só ficaram com os paus. Ficou tudo destrinçado. As folhas ficaram todas cortadas”, descreve o autarca, realçando que “os prejuízos são mesmo grandes”.
"Não sei como é que os agricultores vão sobreviver este ano, porque eles só vivem praticamente da castanha”, desabafa Costa.

Fontes: http://www.rr.sapo.pt/detalhe.aspx?objid=58583

Sem comentários :

Enviar um comentário