26 de julho de 2016

Lenda de Santa Comba dos Vales, uma guerra entre cristãos e mouros

A Serra dos Passos ou Serra da Santa Comba, situada no Alto Trás-os-Montes, que abrange dois concelhos, Valpaços e Mirandela, e também dois distritos, respectivamente Vila Real e Bragança, está rodeada de lendas e histórias encantadas que explicam o conflito e revolta que o domínio dos povos árabes teve na região.
Reza a lenda que dois irmãos pastores, Comba e Leonardo, pastoreavam os rebanhos na serra. A beleza de Comba a todos fascinava e o rei mouro também não resistiu a tanto encanto, pelo que, na qualidade de soberano e vencedor dos povos da região, nada lhe podia ser negado, e quis então possui-la. Depois de várias tentativas falhadas, experimentou a violência para conseguir pela força o que não conseguiu pelo jeito, mas Comba fugiu, e quando o Rei de Orelhão (que tinha uma orelha de burro e outra de cão) estava prestes a apanha-la, invoca os poderes divinos dizendo: “Abre-te fraga bendita, para em ti entrar a Comba cativa”. A fraga abriu-se e abrigou no seu seio aquela heroína da resistência cristã, contra o domínio da mourama.
O Rei de Orelhão achava que nada o poderia deter e avançou sobre a fraga, onde o cavalo, ao estacar, deixou as ferraduras gravadas na fraga. Cansado, e espumando de raiva, vingou-se matando Leonardo, o irmão de Comba, abriu-lhe a barriga, tirou-lhe as tripas e deitou-as para um poço. Consta-se que por esse motivo, apesar de se situar no cume de um monte, esse poço nunca seca, e a sua água é sempre fresquinha para matar a sede dos romeiros que ali vão prestar homenagem aos heróis da cristandade.


Ler reportagem na íntegra na edição impressa da Revista Raízes

Sem comentários :

Enviar um comentário