25 de julho de 2016

Gastronomia - Leitão à Transmontana

Leitão à Transmontana
Para 10 pessoas 

- 1 Leitão com 1 mês de idade;
- Sal para o recheio;
- 500g de Batatas;
- 3 dl de Azeite Rosmaninho Virgem Extra;
- 75 g de Azeitonas;
- 2 Folhas de Louro;
- As Miudezas do Leitão;
- Banha

Prepara-se o leitão como antes se disse, sendo aqui mais utilizada a resina para retirar os pêlos do animal. Tempera-se o leitão com sal, apenas 2 horas antes de o assar.

Entretanto, prepara-se o recheio: cortam-se as batatas em quadradinhos, temperam-se com sal e "cozem-se" com o azeite numa frigideira; partem-se as miudezas do leitão em quadradinhos e fritam-se também em azeite; misturam-se com as batatas; juntam-se ainda as azeitonas sem os caroços e as folhas de louro partidas em bocados.

Enche-se a barriga do leitão com o preparado e cose-se a abertura com uma agulha e linha.

Limpa-se o leitão com a mão para lhe retirar o sal e coloca-se sobre uma grelha, que por sua vez se põe sobre um tabuleiro. Pica-se o leitão todo com um garfo e leva-se assim ao forno.

Quando o leitão começar a alourar, retira-se do forno e põe-se ao ar para o constipar. Unta-se ligeiramente com banha e mete-se outra vez no forno.

Constipa-se novamente e leva-se ao forno, repetindo esta operação as vezes necessárias até que o leitão adquira uma crosta dourada e brilhante. Geralmente constipa-se três vezes.

Serve-se quente acompanhado com o recheio.

Fontes: http://www.azeite-valpacos.com/site/receitas/leitao.html

Sem comentários :

Enviar um comentário