30 de março de 2016

Feira do Folar: XVIII edição superou expetativas


No passado fim de semana, de 18 a 20 de março, o pavilhão multiusos de Valpaços recebeu a XVIII edição da Feira do Folar. Foram milhares as pessoas que visitaram o certame.

O tempo não estava muito favorável a festas, mas nem a chuva foi impedimento para a realização daquela que foi a maior feira do folar de sempre em Valpaços. Os cerca de 125 expositores de folar, bolo podre, fumeiro, frutos secos, compotas, mel, licores, azeite, vinho, artesanato, entre outros, fizeram as delícias de por quem lá passou.
No dia 18, dia da abertura da feira, Amílcar Almeida, presidente da Câmara Municipal de Valpaços, discursou perante uma plateia cheia no auditório do pavilhão multiusos, onde destacou a grande importância da feira: “Este certame constitui um valor acrescentado para a economia local e, consequentemente, para a economia nacional. Para além dos contatos comerciais que se estabelecem, os quais permitem manter a produção de folar durante todo o ano”, acrescentando ainda que, devido ao aumento significativo de expositores, o atual espaço da realização da feira “tem-se vindo a revelar exíguo. Pelo que vamos avançar para a construção de um outro pavilhão no âmbito de uma candidatura a programas de valorização económica de recursos endógenos que possa servir este e outros eventos direcionados para os produtos da terra”. O município Valpacense tem vindo a lutar pela certificação do folar. O IG (Indicação Geográfica) do Folar de Valpaços já foi alcançado. Mas o processo de certificação (IGP) já se encontra em Bruxelas, desde novembro do ano passado, a aguardar a publicação no jornal oficial da União Europeia (UE), e depois estará ainda mais três meses em consulta pública.
Durante os três dias eram esperadas entre 80 mil a 100 mil pessoas e um volume de negócios na ordem de um milhão e meio de euros. Mas estas expetativas foram superadas, e já no segundo dia do certame, em declarações ao jornal A Voz de Chaves, Amílcar Almeida contou que “na manhã de hoje tive uma conversa com todos os expositores, e, para espanto meu, os participantes deram-me conta que tinham vendido ainda mais do que no ano transato. Ora, se o ano passado tinha sido o melhor ano de volume de negócios, este ano já conseguiram ultrapassar o volume de negócios do ano anterior. Os produtores estão muito satisfeitos e eu também”.
A grande novidade da edição da feira deste ano foi a zona da horta, no qual estiveram presentes expositores com produtos da época. Os produtores que, pela primeira vez, fizeram parte desta iniciativa mostraram-se muito contentes por poderem expor os seus produtos, e foram muitos os visitantes que tiveram curiosidade em conhecer este novo espaço.
Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) esteve presente com uma equipa credenciada para fazer a respetiva triagem e conferir a qualidade do folar. Elsa Ramalhosa, docente na Escola Superior Agrária do IPB, explicou em que consistiam estas atividades relacionadas com a segurança alimentar: “Nós verificamos se os folares que estão a ser vendidos aqui na feira estão a cumprir o caderno de especificações que foi elaborado para depois pedirem a certificação do Folar de Valpaços. Passamos por verificar a forma do folar, que aqui em Valpaços é retangular. Vemos também as suas dimensões. A própria constituição a nível da quantidade de carne que existe no folar, porque existe uma gama e esta deve ser cumprida. E relacionado com a própria carne que é adicionada ao folar, verificamos se é uma carne mais gorda, se tem salpicão, chouriça, e, por exemplo, também a nível de presunto e de pá”.
A animação musical foi uma constante nos três dias do certame. As atividades desportivas também não foram esquecidas, e durante este mesmo fim de semana realizou-se o XIII Raid TT “Rota do Folar”, o XIV Circuito Interclubes 2016, a Prova de Cão Coelheiro, e ainda o V Troféu St. Huberto – Dr. Arménio Lança.

Secretário de Estado da Saúde demonstrou preocupação com cuidados de saúde dos valpacenses

Os autarcas de Ribeira de Pena, Boticas e Vila Pouca de Aguiar fizeram questão de marcar presença no primeiro dia da feira. Quem também esteve presente na abertura do certame foi Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde, cujas raízes são valpacenses: “O meu pai é natural de uma freguesia deste concelho, e sempre que vinha cá tratar dos assuntos fiscais ou de património eu, com seis ou sete anos de idade, ia passear pelo largo em frente à câmara municipal”. Tratando-se de um evento gastronómico, não seria de esperar a presença de um Secretário de Estado da Saúde, e Manuel Delgado justificou isso mesmo: “Quando há a presença de um Secretário de Estado da Saúde numa feira do folar há sempre razões, diria eu, mais íntimas que nos mobilizam para este tipo de deslocações. A razão mais íntima tem, por um lado, a ver com a minha origem familiar, mas também, e vamos agora à questão central desta minha visita, tem a ver com o facto de um estar particularmente interessado em poder contribuir, ainda que modestamente, para que a população que aqui reside possa ter melhor acesso aos cuidados de saúde”. Recorde-se que o hospital de Valpaços já esteve anteriormente encerrado por falta de acordo com a ARS (Associação Regional de Saúde) Norte. Manuel Delgado elogiou o empenhamento do autarca valpacense e do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços no desenvolvimento de uma parceria tripartida entre a câmara municipal, a provedoria da Santa Casa de Valpaços e o ministério da saúde para conseguirem “reerguer o Hospital da Misericórdia”.
No final dos discursos, seguiu-se a visita por todos os expositores da feira nos quais o Secretário de Estado da Saúde relembrou os cheiros e sabores da sua infância em Valpaços.

Pedro Passos Coelho marcou presença no último dia do certame

O líder do partido social-democrata, Pedro Passos Coelho, visitou a Feira do Folar de Valpaços na manhã de domingo. O ex-primeiro ministro, com origens transmontanas, pôde degustar os mais variados produtos que tão bem conhece, enquanto visitava todos os expositores acompanhado por Amílcar Almeida.

Maura Teixeira

Fontes: http://diarioatual.com/?p=242536

Sem comentários :

Enviar um comentário