14 de novembro de 2015

XIX Castmonte superou as expectativas e foi um enorme sucesso

Cumpridos 19 anos da Feira da Castanha, o evento revelou-se um enorme sucesso, excedendo as expectativas da organização, composta pela EHATB, Município de Valpaços e Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros.

No passado fim-de-semana, entre 6 e 8 de Novembro, decorreu na vila de Carrazedo de Montenegro a 19ª Feira da Castanha. Tratou-se de um evento que atraiu milhares de turistas e visitantes à “Capital da Castanha”, que soube receber e bem quem fez questão de se deslocar a Terras de Montenegro.

Se habitualmente não faltam motivos para visitar a região, no segundo fim-de-semana de Novembro o cheiro a castanha nas suas mais variadas formas invade as ruas da vila e aguça o apetite ao fruto do castanheiro.

A cerimónia de inauguração do evento contou com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, de todo o Executivo Municipal e membros da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros.

António Jesus da Costa, presidente da junta de freguesia, agradeceu todo o apoio da autarquia tanto na realização do evento como em todos os projectos levados a cabo pela equipa que dirige desde que foi eleita.

Já Amílcar Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, mostrou-se também orgulhoso da nova imagem da Castmonte, salientando o reforço no investimento para a promoção dos recursos de excelência do concelho. “A Feira da Castanha é um dos eventos mais significativos do concelho, por destacar também ela um dos produtos que mais contribui para a riqueza do concelho”, disse, referindo que a Castmonte “é um dos melhores cartões-de-visita do concelho”.

Na edição 2015 do certame, a Feira da Castanha contou com cerca de uma centena de expositores, dos quais 95% eram oriundos do concelho valpacense, sendo uma montra do melhor que se faz e produz na região.

A Castmonte foi visitada por milhares de visitantes em três dias de actividades socioculturais, onde o destaque no panorama musical foi para o Programa da SIC – “Portugal em Festa”. João Baião, Rita Ferro Rodrigues, Catarina Morazzo, Zé Manel e a D. Amália ficaram rendidos à arte de bem receber das gentes das Terras de Montenegro e aos sabores tradicionais da região, nesta época do ano.

Com o objetivo de criar um espaço de promoção, divulgação e escoamento de alguns produtos locais e ao mesmo tempo servir de incentivo à produção local, a Feira da Castanha representou um investimento de cerca de 50 mil euros, numa organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, a Câmara Municipal de Valpaços e a EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, SA.

Sendo uma montra do que de melhor o concelho tem para oferecer nesta altura do ano, o Pavilhão Rota da Castanha e imediações albergou expositores ligados ao vinho, ao azeite, ao fumeiro, ao Folar de Valpaços e pão variado, ao mel, ao artesanato e, claro está, à rainha do evento, a Castanha DOP da Padrela, entre outros frutos secos. A doçaria da castanha também esteve em destaque, sendo também promovida a Jeropiga, bebida de eleição para acompanhar os magustos por Terras de Montenegro.

A Comitiva de Beynat, vila francesa com a qual a vila carrazedense tem um acordo de geminação, uma vez mais, marcou presença com diversos produtos tendo como base a castanha, e fez o Bolo de Castanha com 800 Kg, que foi partilhado com o público cerca das 19h30 de domingo, um momento transmitido em directo pela SIC.

Tiveram lugar, ainda, as Provas de Vinhos, Azeites e Doçaria da Castanha, os Magustos Constantes, as Provas Desportivas – de BTT e TT, Demonstração de Zumba, Animação de rua, com bombos, concertinas, etc, Rancho Folclórico e Banda Musical, Grupos Musicais, Feira com tendeiros, etc.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=7263

Sem comentários :

Enviar um comentário