1 de julho de 2015

Valpacenses sensibilizados para a realidade do “Abuso na terceira idade”

A Biblioteca Municipal abriu portas ao Workshop intitulado “Sensibilizar para a Realidade – O Abuso na Terceira Idade”, promovido pelo Município. 

Foi no passado dia 24 de junho, pela tarde, que a iniciativa decorreu, reunindo técnicos que no seu ambiente profissional contactam com idosos. “Sensibilizar para a Realidade – O Abuso na Terceira Idade” teve como objectivo sensibilizar profissionais da área, nomeadamente técnicos de acção social, segurança social, saúde e de instituições de solidariedade social, para a dura realidade do abuso que alguns idosos sofrem por parte da família ou de quem toma conta deles.
O início dos trabalhos foi dado por Filomena Ribeiro, técnica de Acção Social do Município. Seguiu-se a oradora, Filipa Pereira, psicóloga da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) do Núcleo de Vila Real, que explicou que “a violência não é apenas agressão física. Existem vários tipos de violência como psicológica, sexual e económica ou financeira,” acrescentando que para além disso ainda há “negligência e abandono”.
Foi também relatado que “muitas vezes os familiares da vítima veem o idoso como um fardo e, hoje em dia, com o aumento da esperança média de vida aparecem cada vez mais casos de abuso”.
“É necessário alertar a população para essas situações de forma a tentar preveni-las”. Neste contexto, os participantes ficaram a conhecer os vários tipos de violência, ao mesmo tempo que discutiram soluções para diversos casos apresentados como exemplo por Filipa Pereira.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=6560

Sem comentários :

Enviar um comentário