13 de julho de 2015

Midões-Valpaços: Homenagem aos Santos Populares trinta anos depois

A Associação Cultural e Recreativa dos Amigos de Midões, Argeriz, Valpaços, organizou no dia 27 de junho uma festa de homenagem aos Santos Populares.

Junho é o mês dos Santos Populares, com arraiais e diversão um pouco por todo o país nas noites de Santo António, de S. João e de S. Pedro. A nossa Associação quis também celebrar juntamente com os habitantes da aldeia de Midões estas festas e reviver um pouco as tradições que estavam esquecidas, há mais de 30 anos.

No largo da aldeia foi construída uma cascata tradicional de homenagem aos Santos Populares, que foi decorada com verduras variadas, flores naturais, manjericos, bandeiras de papel, iluminação e claro as imagens dos Santos Populares. Pelos relatos que fomos ouvindo dos habitantes da nossa aldeia, há mais de trinta anos que não se fazia cascata de homenagem aos Santos Populares.

A festa juntou as pessoas no largo da aldeia onde não faltaram as sardinhas, as febras, regadas com o bom vinho da aldeia, e ainda o caldo verde, próprios da época.
Seguiu-se o bailarico, com os artistas da aldeia, no teclado e concertinas. A animação foi uma constante e o povo saiu à rua para comer, beber e dançar.

Manuel Alves
Fontes: http://diarioatual.com/?p=220690

Sem comentários :

Enviar um comentário