1 de julho de 2015

Marcha dos bombeiros no São João volta a iluminar a cidade


No passado sábado, dia 27 de junho, para celebrar o São João, a marcha luminosa dos soldados da paz voltou a marcar presença nas ruas da cidade de Valpaços.

Após alguns anos sem serem realizadas, as celebrações começaram com a receção da Fanfarra dos Bombeiros da Cruz Verde de Vila Real, seguida da bênção dos novos veículos da corporação, duas carrinhas de transporte de doentes não urgentes e um veículo de equipamento técnico de apoio, enquanto os elementos da corporação se mantinham em formatura.

A cerimónia contou com vários elementos do executivo municipal, com intuito de apoiar aquela instituição no reativar de uma tradição valpacense, nomeadamente o Presidente, Amílcar Almeida, o Vice-Presidente, António Medeiros, as Vereadoras, Teresa Pavão e Arlete Lopes, Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Tavares, entre outros.

O desfile contou com a presença de mais de três dezenas de soldados da paz, cuja direcção é agora encabeçada por Amílcar Mesquita, com a Fanfarra da Cruz Verde e com cerca de duas dezenas de viaturas, que deram vida e cor às principais artérias da cidade, enquanto centenas de valpacenses se perfilaram nas bermas da estrada para a sua passagem.

Para o Presidente do Município, Amílcar Almeida, “as tradições devem ser apoiadas por todos, porque todos temos a nossa responsabilidade em mantê-las. Hoje vimos muitos valpacenses contentes porque esta era antigamente uma noite de festa e que voltou a realizar-se. Tal como outras instituições e associações da cidade e do concelho, esta é uma associação que merece e tem de ser apoiada, pois é imprescindível à população e não nos podemos lembrar dela só quando estamos aflitos”.

Como manda a tradição, no final teve lugar o arraial popular, acompanhado pelas sardinhas e as febras grelhadas, típicas de uma festa de São João.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=6563

Sem comentários :

Enviar um comentário