1 de julho de 2015

Inaugurados Espaços do Cidadão em Carrazedo de Montenegro e Vilarandelo



O Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Costa, e o Presidente do Município, Amílcar Almeida, inauguraram, no domingo, 28 de Junho, dois Espaço do Cidadão, um em Carrazedo de Montenegro e o outro em Vilarandelo.
Numa parceria entre a Câmara Municipal de Valpaços e a Agência para a Modernização Administrativa, esta nova valência ficará a funcionar em Vilarandelo no edifício da Junta de Freguesia, onde foram feitas obras de adaptação e colocado o equipamento necessário ao seu funcionamento.
Com a inauguração daquele espaço, os residentes daquela zona do concelho podem ali tratar de diversos assuntos relacionados com a Administração Central e Local sem terem necessidade de se deslocarem até à sede de concelho e outras cidades mais distantes.
No Espaço do Cidadão é disponibilizado atendimento de assuntos relacionados com a Administração Central, nomeadamente da Direcção-Geral do Consumidor, ADSE, Autoridade para as Condições de Trabalho, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Caixa Geral de Aposentações, Instituto da Mobilidade e dos Transportes e Inspecção Geral das Actividades Culturais. Pode-se, por exemplo, pagar uma multa, marcar uma consulta, renovar a carta de condução, entre muitas outras opções.
O presidente da Junta de Freguesia de Vilarandelo, Luís Rosa, disse ter a firme certeza que será um serviço muito utilizado pela população pelas vantagens que oferece.
O Presidente do Município, Amílcar Almeida, partilhou a mesma ideia de que se trata de uma vertente do Programa Aproximar, que assegura uma maior coesão social e territorial. “Um dos eixos que me norteará até ao último dia em que eu seja presidente há-de ser facilitar a vida das pessoas. É nesta lógica de proximidade que nós queremos continuar o nosso trabalho. A partir de agora os cidadãos residentes nesta área já não têm que se deslocar para tratar de determinados assuntos relacionados com instituições do Estado, ficando com a vida mais facilitada”, sublinhou. O autarca relembrou também que, no mesmo contexto, já está projectada a Loja do Cidadão para o centro da cidade de Valpaços.
O Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Costa, valorizou o exemplo do Espaço do Cidadão de Vilarandelo por naquele local também funcionarem serviços autárquicos.
Já em Carrazedo de Montenegro, onde o Espaço do Cidadão se situa no Mercado, à semelhança do posto de CTT e Delegação da Cruz Vermelha, o representante do Governo referiu que o local escolhido “reforça a ligação com as pessoas”.
Joaquim Costa lembrou que os Espaços do Cidadão são locais que disponibilizam contacto com 17 entidades públicas. “Este modelo de atendimento digital é essencial. Combina o atendimento humano com o serviço público digital”, referiu, lembrando que Portugal “é um exemplo internacional de modernização da Administração Pública”.
O Presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, António Costa, na presença também da Deputada da Assembleia da República pelo círculo de Vila Real, Manuela Tender, e vários autarcas do concelho, aproveitou também a oportunidade para agradecer ao Município, na pessoa do presidente, por tudo o que tem feito pela freguesia.

Fontes: http://valpacos.pt/?p=6578

Sem comentários :

Enviar um comentário