27 de março de 2015

Folar da Páscoa dinamiza economia em Valpaços e Chaves

É uma espécie de bolo sem açúcar e com carnes. Por altura da Páscoa, não há casa transmontana que não o tenha à mesa.


O folar da Páscoa, uma espécie de bolo sem açúcar e com carnes, é uma oportunidade de negócio para os produtores de Valpaços e Chaves. Nos dois próximos fins-de-semana realizam-se feiras dedicadas ao produto nas duas cidades e particulares e padarias aproveitam os certames para ganhar um dinheiro extra. 

Em Valpaços, a feira arranca esta sexta-feira e até domingo conta com 100 expositores que vão ter à venda cerca de 50 toneladas de folar. 
O presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, espera a visita de cerca de 100 mil pessoas durante os três dias, que devem "gerar um volume de negócios de cerca de 1,5 milhões de euros para o concelho, entre a restauração, hotelaria, comércio local e os produtores, particulares e padarias, que confeccionam o folar". 
À venda estará o folar tradicional e industrial, produzido pelas padarias ou em fornos de particulares, que aproveitam o certame para fazer algum rendimento extra. 
"Esta feira é também uma oportunidade única para que muitos produtores arranjem clientela para vender o folar o ano inteiro e não apenas na época da Páscoa", realça o autarca, dando nota que o produto "já chegou a Macau, à Holanda e ao Reino Unido e chega com grande regularidade a França". 
Trata-se de um produto "barato", diz Amílcar Almeida, confiante que, "apesar das restrições financeiras das famílias, não faltarão 10 euros para comprar um folar para ter à mesa no dia de Páscoa". 
O folar é o "rei da festa", mas há outros produtos em destaque como o fumeiro, o azeite, o vinho, o mel, o bolo podre, o pão centeio, os frutos secos, entre muitos outros, que "vale a pena provar e comprar". 
"Os produtos expostos são todos do concelho. Queremos valorizar, promover e apoiar aquilo em que o concelho é rico, e em sede do sector primário somos talvez os melhores, com o objectivo de fomentar a economia e a nossa atractividade", salienta Amílcar Almeida. 

Depois de Valpaços, Chaves
No fim-de-semana a seguir, 3 e 4 de Abril, é a vez de Chaves realizar o certame "Sabores de Chaves - Feira do Folar". Espalhados pelo Pavilhão Expoflávia vão estar 28 expositores.
"Trata-se de uma iniciativa que visa a promoção e a valorização dos produtos regionais, representando uma oportunidade de negócio", refere o presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira.
Para além do folar, o certame contará com expositores de pão centeio, pastéis de Chaves, compotas, mel, licores, vinho e artesanato. À margem do evento decorrerá um festival gastronómico, através do qual os estabelecimentos de restauração aderentes praticarão, durante cinco dias consecutivos (de um a cinco de Abril), um desconto de 10% aos seus clientes.
"O objectivo é atrair gente à cidade e dinamizar a economia do concelho", realça o autarca flaviense.
A receita do folar, que passa de geração em geração, tem como ingredientes farinha, ovos e azeite, presunto, salpicão, linguiça, carnes de porco. É uma espécie de bolo sem açúcar e com carnes. Por altura da Páscoa, não há casa transmontana que não o tenha à sua mesa.
A feira será ainda aproveitada para promover as Termas de Chaves, estando prevista a oferta de 'vouchers' a alguns compradores, para que possam experimentar o balneário que reabre este sábado, após uma remodelação que orçou em três milhões e 100 mil euros.

Fontes: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=182569

Sem comentários :

Enviar um comentário