5 de dezembro de 2014

PS questiona governo sobre falta de médicos internistas no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro


Ivo Oliveira e Agostinho Santa, deputados do Partido Socialista eleitos pelo distrito de Vila Real, questionaram na quarta-feira, 3 de Dezembro, o Ministro da Saúde sobre a falta de médicos internistas no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), uma situação denunciada recentemente pela Ordem dos Médicos considerando que “devido à escassez de profissionais em medicina interna, não conseguiria garantir a segurança e qualidade assistencial, pondo em causa as boas práticas médicas e colocando em risco a saúde dos doentes”.

Na pergunta ao Ministro, os deputados recordam que “de acordo com a dotação prevista pela Administração Central dos Sistemas de Saúde, o serviço para o CHTMAD deveria ser constituído por 55 a 57 médicos, sendo aceitável que 25% sejam internos em formação. Neste momento, existem 26 especialistas e 13 internos em formação em medicina interna – uma especialidade considerada nuclear nas unidades hospitalares”.
“A escassez de recursos é de tal forma grave que o Conselho de Administração resolveu cancelar, de forma unilateral, o gozo de férias aos médicos desta especialidade durante o mês de dezembro de forma a tentar garantir o preenchimento de escalas”, sublinham os parlamentares do PS.
O CHTMAD, cuja área de influência direta é de cerca de 270 mil habitantes, com elevada prevalência para idosos, é constituído pelo Hospital de S. Pedro (em Vila Real), com urgência polivalente, o Hospital de Lamego, com urgência básica, o Hospital de Chaves, com urgência médico-cirúrgica, o Hospital de D. Luís (em Peso da Régua), com serviço de urgência básica, e a Unidade de Cuidados Continuados e Convalescença, em Vila Pouca de Aguiar.
“De acordo com o denunciado pela Ordem dos Médicos, em três destas unidades que compõem o CHTMAD, os internistas realizam horas extraordinárias em excesso, existindo casos de profissionais a fazerem 80 a 100 horas extras por mês o que representa uma carga horária inaceitável, incapaz de garantir a qualidade e segurança da prestação de serviços sem colocar em risco a saúde dos doentes”, destacam os deputados.
Considerando que “para minimizar esta situação, é necessário que o Ministério da Saúde envide todos os esforços, para que sejam desbloqueados os processos relativos à contratação de profissionais das diversas áreas”, os eleitos socialistas pelo distrito de Vila Real querem saber se tem o Ministério da Saúde conhecimento desta situação.
Ivo Oliveira e Agostinho Santa pretendem ainda saber “como pretende o Ministério da Saúde pôr termo a esta carência de profissionais no CHTMAD” e “quais os esforços realizados pelo Ministério da Saúde, de forma a desbloquear os processos relativos à contratação de profissionais das diversas áreas para este Centro Hospitalar”.

Fontes: http://diarioatual.com/?p=189099&ec3_listing=disable

Sem comentários :

Enviar um comentário