14 de novembro de 2014

Tradição cumpriu-se por Terras de Montenegro


Cerca de uma centena de pessoas comemoraram o Dia de S. Martinho, no passado dia 11 de Novembro, em Sobrado, freguesia de S. João da Corveira, concelho de Valpaços.

A arte de bem receber e o calor humano tão característico do povo transmontano foi sentido uma vez mais por Terras de Montenegro. Laurentino Lopes, proprietário de um café na aldeia e também de uma área significativa de soutos, abriu as portas ao convívio e proporcionou um Magusto como manda a tradição no dia de S. Martinho.
As castanhas, a jeropiga, mas também as sardinhas, que foram saboreadas ao som de música tradicional, foram os ingredientes de sucesso para um final de tarde divertido e animado em Sobrado, que juntou habitantes das localidades também de Carrazedo de Montenegro, S. João de Corveira, Tazem, Rio Bom, Padrela, Frutuoso, entre outras.
Em plena Serra da Padrela, de onde provém a Castanha da Padrela, certificada com Denominação de Origem Protegida, capaz de produzir cerca de 12 mil toneladas de castanha por ano, num ano normal, que não é o caso de 2014, onde as condições atmosféricas prejudicaram a produção, as gentes locais teimam em manter a tradição e valorizar o que a terra dá.

CM
Fontes: http://diarioatual.com/?p=184961

Sem comentários :

Enviar um comentário