14 de novembro de 2014

Produção de castanha

Ivo Oliveira questionou Ministra da Agricultura sobre diminuição drástica na região de Trás-os-Montes e Alto Douro
No âmbito do debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2015, o deputado socialista Ivo Oliveira questionou hoje a Ministra da Agricultura e do Mar sobre a diminuição drástica da produção de castanha na região de Trás-os-Montes e Alto Douro
Na sua intervenção, o parlamentar eleito pelo distrito de Vila Real argumentou que “a produção da castanha é, atualmente, uma atividade considerada estratégica para o nordeste transmontano e é já considerado o petróleo verde da região. Relativamente ao ano de 2014, a produção diminuiu de forma drástica, pois esta cultura requer temperaturas mais elevadas durante o mês de Agosto, facto que este ano não se verificou. Esta variação térmica trouxe por acréscimo o aparecimento de um fungo que afeta sobretudo a estrutura foliar do castanheiro e cujo efeito se revelou mais cáustico nos soutos localizados em cotas mais altas, sobretudo acima dos 900 metros”.
“Assim, acima dos 900 metros a quebra de produção é de 100 %, entre os 800 e os 900 metros, a quebra produtiva é de 80 % e até aos 800 metros, ainda assim, há uma redução na produção de 50 a 60 %. É na Denominação de Origem Protegida (DOP) da Padrela, que se estende pelos concelhos de Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Murça e Chaves, que se contabilizam mais estragos, mas a situação está generalizada às outras DOP da região, desde os soutos da Lapa à Terra Fria. Também na região da Campeã – Vila Real, perdas de 30% a 40%. Em alguns pequenos produtores, este rendimento, constitui o único rendimento agrícola”, alertou Ivo Oliveira.
Nesse sentido, o deputado perguntou à Ministra se “é o Governo conhecedor desta situação e está sensibilizado para a mesma” e se “está prevista alguma medida concreta para atender a esta situação”
Na resposta, a Ministra da Agricultura referiu estar a estudar o alargamento da suspensão do pagamento por conta a estes produtores e a eventual disponibilização das ajudas do Estado. Uma solução vaga que não satisfez os deputados socialistas e que exigem do Governo medidas concretas.

Fonte: http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=503&id=32127&idSeccao=5582&Action=noticia

Sem comentários :

Enviar um comentário